terça-feira, 23 de setembro de 2008

Plano de uso do Blog

Tema: Etnias

Nível: Ensino Médio

Área : Ciências Humanas

Disciplina: História

Tipo: Coletivo


Proposta de atividades:

- Enquetes para diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos.
-Etinografia, reescrevendo a história afro-brasileira através de leituras e produção textual.
-A partir da letra da música (A Mão da Limpeza) de Gilberto Gil, os alunos irão reconhecer no seu contexto frases de caráter preconceituoso e racista.

Blog: O blog enriquece a proposta pedagógica porque é uma ferramenta que favorece a interatividade e colaboração entre o grupo. Por ser um ambiente lúdico leva os alunos a expressarem suas idéias, até mesmo os mais tímidos terão mais facilidade. É espaço de socialização entre professores e alunos em formato horizontal e informal, promovendo a interação social.
Esta ferramenta com a temática Etnias, terá o objetivo de dar continuidade aos conteúdos de sala de aula da disciplina de História, complementando as atividades curriculares e favorecendo a leitura pelos alunos dos trabalhos de todos. Na verdade esse projeto propõe a interdisciplinaridade, pois para organizar o tempo no Laboratório de Informática o professor de História irá desenvolver as atividades com a colaboração dos colegas das disciplinas de artes e literatura.
Será um edublog coletivo, pois será criado e gerido pelos alunos dos 1º ano da EEFM Presidente Geisel, na cidade de Juazeiro do Norte-Ce. Os mesmos irão partilhar idéias, opiniões e reflexões sobre a temática escolhida. O papel do professor será o de facilitador nesse espaço, acompanhando o aluno no processo da construção de conhecimento.
No blog colocaremos links para outros blog e sites com assuntos correlatos. Será aberto a comentários dos visitantes, que os enviarão para o e-mail disponível na ferramenta, que depois de filtrados estarão disponíveis na rede. Enfim, é um espaço com possibilidades de publicação e instrumento para a interação social na rede.

Nenhum comentário: